Detalhes dos livro
Primeira publicação: 2020
Gênero: Ficção
Autor(a): Kate Elizabeth Russell
Sinopse: Em 2000, Vanessa Wye é uma estudante solitária de ensino médio. Talentosa e com o sonho de ser escritora, Vanessa diz não se importar de ficar sozinha, principalmente quando seu professor de inglês, Jacob Strane, um homem de 42 anos, começa a prestar atenção nela, elogiando seu cabelo, suas roupas e lhe emprestando alguns de seus livros favoritos. Antes que Vanessa perceba, os dois embarcam em uma relação e a jovem acredita que o professor a ama e a considera especial. Mais de uma década depois, uma ex-aluna acusa Strane de abuso sexual, e Vanessa começa a questionar se o que viveu foi realmente uma história de amor ou se não teria sido ela também uma vítima de estupro. Mesmo depois de tantos anos, Strane ainda é uma presença constante em sua vida. Como ela seria capaz de rejeitar o que considera seu primeiro amor?
Minha sombria Vanessa é uma leitura delicada, que nos leva a discussão de um assunto muito importante e delicado especialmente para as mulheres que é o abuso sexual na adolescência e como isso influencia até a vida adulta.
Narrado em primeira pessoa pela própria vítima, a Vanessa, temos uma visão ampla sobre como sua vida foi afetada por um relacionamento impróprio com seu professor Strane, se dividindo entre o passado e o presente onde os danos são visíveis em seu estilo de vida, principalmente em seus relacionamentos e a forma que ela enxerga a vida.
A leitura é difícil por vários motivos entre eles é que nenhum personagem se fez cativante, se solidarizamos com o sofrimento da personagem, porém isso não quer dizer que ela é alguém fácil de se gostar e em relação a Strane sem comentários (como simpatizar com o abusador?) outro motivo é a narração crua especialmente em momentos mais "íntimos" isso sem dúvida faz toda a diferença em causar asco durante a leitura. Há um outro detalhe na história é que Vanessa na maior parte da história não se enxerga como uma vítima(fazendo com que ela não tenha empatia por outras vítimas),em sua cabeça tudo foi consensual, prova disso é que ela mantém contato com Strane até adulta, dando espaço para que ele a manipule.
Strane é um abusador com todos os critérios preenchidos, ele envolve, mente, manipula a ponto de fazer uma adolescente de quinze anos acreditar que é madura o suficiente para ter um relacionamento daquela natureza ou fazer com que ela acredite estar errada mesmo estando certa, há também o seu egoísmo em preservar sua carreira, mesmo que isso custe o futuro brilhante que Vanessa poderia ter caso não fosse por sua manipulação constante na vida dela.
Confesso que senti que o livro poderia ser mais fluido em algumas partes ao mesmo tempo que senti falta da exploração de alguns pontos, a vida familiar de Vanessa, apesar de isso ser demonstrado um pouco no livro e como isso foi difícil, e também de alguns pontos em relação a Strane, como essa coisa doentia foi despertada nele e se isso era algo frequente antes de ele conhecer a nossa protagonista.
No geral "Minha sombria Vanessa" é um livro tão bem escrito que a autora nos alerta que isso tudo se trata de uma história fictícia, para mim foi uma leitura fluida em relação a velocidade, porém não é uma leitura que desejarei repetir.
Por: @acrosstomyuniverse1 , via ig.
Comentários
Postar um comentário