Resenha do livro "A seleção"

Detalhes dos livro

Ano de publicação: 2012

Gênero: Romance

Autor(a): Kiera Cass

Essa é a terceira vez que eu leio "A Seleção" e eu acho incrível que a cada vez que leio percebo algo que não reparei antes. E agora estou bem segura em afirmar que esse é um dos meus livros favoritos. Apesar de muitas pessoas acharem que é apenas um livro infantil, eu acho que é muito mais que isso! Claro que a trama central é um romance bem clichê envolvendo um triângulo amoroso, mas a história vai além disso.

Sobre o romance, admito que eu adoro um romance clichê desse mesmo jeitinho que é "A Seleção". Não apenas porque o livro traz um príncipe perfeito (literalmente, Maxon continua sendo meu crush literário supremo), mas um personagem compreensivo e que se importa com o povo, e não o mesquinho e superficial que América achou que fosse. Assim, apesar da cena icônica da aposta com a torta de morango, quando América conta para ele  o que é passar fome de verdade, ele toma medidas para ajudar as pessoas! E eu admito que adoro o contraste entre os dois, tanto de origem mas especialmente da personalidade! Mas admito que no final já me irritei com a indecisão da América em relação a seu triângulo amoroso.

Além de todo o romance, acho que a questão social é um dos pontos melhores abordados no livro. Acredito que as castas representam de uma maneira muito real a questão social no mundo. Tanto a questão da difícil mobilidade social mas principalmente o preconceito, que é muito bem desenvolvido no livro. Além disso, tem toda a questão dos rebeldes, que lutam por melhores condições: enquanto uns tem muito, muitos não tem nada.

Portanto, eu adoro "A Seleção" e não sei se um dia vou achar que é um livro só de criança (igual Percy Jackson).

Por: @clichesliterarios, via ig.

Comentários