Resenha do livro "O fantasma da Ópera"



Detalhes dos livro

Primeira publicação: 1909

Gênero: Ficção

Autor(a): Gaston Leroux

Hoje trago uma breve resenha sobre o Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux. O livro trata sobre acontecimentos estranhos na Ópera de Paris. Como de praxe, sem me aprofundar na história, vamos à resenha.

Me enganei no início do livro, achando que muitas coisas eram apenas alucinações. Adorável engano, muitas vezes o sobrenatural tem as causas mais humanas possíveis, tais como descaso e abandono de pessoas fora dos padrões ou sem lugar para viver, se não no subsolo de uma cidade, escondidas de tudo.

Máscaras, disso entendemos bem, vestimos uma todo dia, não a de pano, mas a máscara que é aceita pela sociedade, de uma pessoa nobre e feliz, ou ainda, máscara para disfarçar nossas imperfeições perante outros, que também usam uma, Raoul observa isso em sua sociedade mascarada parisiense. Aproveitando as máscaras, A Morte Vermelha no baile é uma referência à Poe?

No subsolo vivem "demônios", pessoas que perderam o pouco que tinham e ali sobrevivem, desprezados a ponto de não terem nem mesmo sua nacionalidade. Subsolo cheio de truques, Erik é um gênio da ludibriação, e isso que permite que ele sobreviva.

Erik é a figura mais interessante do livro, cheio de traumas e talentos, sua obsessão por Daaè é explicada, já que sua mãe o desprezou, encontrou na personagem um consolo, e isso falarei mais em uma próxima análise. Daaè ama a arte acima de tudo, a música à leva para lugares sublimes, pena que isso acabou se perdendo ao decorrer da obra.

Pensem comigo. Erik, um gênio da música e da arquitetura, o que ele poderia ter feito em nome da arte se não fosse abandonado por sua aparência? O próprio autor destaca, Erik morava em um lugar horrível quando merecia um palácio. Quantos artistas da mais sincera sensibilidade vamos continuar jogando aos subsolos, por sua aparência "fora de padrão", escondendo seus talentos ou utilizando-os somente quando nos convém? Valorizem quem faz arte com a alma.

E você, já leu O fantasma da Ópera? O que achou? Coloquem ai nos comentários sua opinião 

Por: @ochamadodenicio, via ig.

Comentários